ARTIGOS

Glossário de termos de filosofia e de métodos de pesquisa [versão atualizada em 04set2019] RHEINGANTZ, P. A. – 2018
Zona Portuária/RJ: Teoria ator-rede, edifícios e lugares urbanos em ação SBARRA, M. H.; ANGOTTI, F. B.; RHEINGANTZ, P. A.; PEDRO, R. M. L. R. – 2017
Sobre pregos, martelos e atores: Considerações sobre políticas ontológicas, avaliação pós-ocupação e simulação RHEINGANTZ, P. A.; CUNHA, E. G. da – 2017
O projeto do ambiente escolar infantil MODLER, N. L.; RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G. A. N. – 2017
Avaliação do nível de conforto térmico de dois projetos de EMEIS a serem construídas na cidade de Pelotas/RS – ZB2 QUINTANA, L. C.; MACIEL, T. dos S.; DUARTE, C. de M.; BELTRAME, C. M.; LEITZKE, R. K.; PEGLOW, J. da S.; RHEINGANTZ, P. A.; CUNHA, E. G. da – 2017
A cidade na perspectiva sociotecnica: Ontologias políticas, agenciamentos urbanos e lugares hibridos ANGOTTI, F. B.; SBARRA, M. H.; RHEINGANTZ, P. A.; PEDRO, R. M. L. R. – 2017
Place, Architecture Design and Thermal Comfort: A Municipal Day Care Childhood Center in Colônia Z3,Pelotas/RS, Brazil RHEINGANTZ, P. A.; CUNHA, E. G. da; PEGLOW, J. da S.; RITTER, V.; QUINTANA, L. C.; MACIEL, T. dos S.; BELTRAME, C.; DUARTE, C. de M.; SILVA, A. C. B. da – 2017
Sobre urubus, sabiás e sucupiras. Processo de avaliação da produção em arquitetura e urbanismo. RHEINGANTZ, P. A. – 2017
Arena do Morro e Museu do Amanhã: dois lugares em ação RHEINGANTZ, P. A.; PEDRO, R. M. L. R.; ANGOTTI, F. B.; SBARRA, M. H. – 2017
Estratégias e procedimentos para elaboração de projetos e tese/dissertação RHEINGANTZ, P. A. – 2016
Avaliação do conforto térmico de escola municipal de educação infantil em Pelotas/RS – ZB2 PEGLOW, J.; RITTER, V.;RONCA, A.; PEREIRA, R.; CUNHA, E. G. da; RHEINGANTZ, P. A. – 2016
Abordagem sociotécnica do projeto de arquitetura RHEINGANTZ, P. A. – 2016
Projeto de arquitetura: Processo analógico ou digital? RHEINGANTZ, P. A. – 2016
Por que hipótese em teses não hipotétito-dedutivas? RHEINGANTZ, P. A. – 2016
Colônia Lunar: Uma experiência didatica do projeto-relâmpago no mestrado integrado em arquitetura no Instituto Superior Técnico de Lisboa CARVALHO, R. S.; HEITOR, T. V.; RHEINGANTZ, P. A. – 2016
Espacialidades RHEINGANTZ, P. A. – 2016
Museu do Amanhã ou o esqueleto-cyborg de um crocodilo gigante com duas bocas?

RHEINGANTZ, P. A. – 2015

Cartografias e controvérsias na Rua do Lavradio: uma estratégia inovadora no entendimento do coletivo-lugar

ANGOTTI, F. B.; RHEINGANTZ, P. A.; ALCANTARA, D. de – 2015

Da pesquisa ao ensino: aplicando o conceito de território educativo ao projeto de escola na FAU-UFRJ

TÂNGARI, V. R.; RHEINGANTZ, P. A.; FARIA, A. B. G. de – 2015

Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica

RHEINGANTZ, P. A.; CUNHA, E. G. da; KREBS, C. L. M. – 2015

Um olhar sociotécnico sobre o projeto de arquitetura

RHEINGANTZ, P. A. – 2015

Políticas ontológicas, conhecimento situado e especialidades

RHEINGANTZ, P. A. – 2015

Processo e prática da autoavaliação no atelier de projeto de arquitetura

RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G. A. N. – 2014

Entrelaçando narrativas e traduções no coletivo-lugar Rua do Lavradio

ANGOTTI, F. B.; RHEINGANTZ, P. A.; ALCANTARA, D. de – 2014

Teoria ator-rede e análise de controvérsias na avaliação pós-ocupação

RHEINGANTZ, P. A.; PEDRO, R. M.L.R.; CARVALHO, R. S. – 2013

Olhares Distintivos: uma abordagem do lugar visando a qualidade dos serviços de alimentação

VARGAS, C. R. de A.; AZEVEDO, G. A. N. – 2013

Interfaces e mediações: a ação das janelas em coletivos urbanos

VARGAS, C. R. de A.; RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G. A. N. – 2013

Cartografando controvérsias no ensino de projeto de arquitetura

CARVALHO, R. S. de; RHEINGANTZ, P. A. -2013

Observando o processo de projeto segundo a teoria ator-rede: estudo de caso em uma disciplina projeto de arquitetura

CARVALHO, R. S. de; FERREIRA, A. B.; HEITOR, T. V.; REGO, D.; RHEINGANTZ, P. A. – 2013

Autonomia e autoavaliação no atelier de projeto de arquitetura

RHEINGANTZ, P. A. – 2013

Alegria, desejo e autonomia no ensino de projeto de arquitetura

RHEINGANTZ, P. A. – 2013

A interferência sócio-espacial do entorno em unidade educacional de interesse social: o caso da Creche Municipal Benedita Siqueira Lopes

VARGAS, C. R. de A.; FONSECA, J. F.; VIANA, L. Q.; PILLIBOSSIAN, N.; AZEVEDO, G. A. N.; REHINGANTZ, P. A. – 2012

Signos, sentidos, experiências. As mensagens de um lugar e suas implicações no projeto

ALCANTARA, D. de; RHEINGANTZ, P. A. – 2012

Transformação e impactos das tecnologias de informação na arquitetura e qualidade do lugar

VIANA, L. Q.; RHEINGANTZ, P. A. – 2012

Considerações sobre o estar no presente, horizonte, conhecimento, ciência e ensino de projeto de arquitetura

RHEINGANTZ, P. A.; VIANA, L. Q.; CARVALHO, R. S. – 2012

Mapeando traduções: narrativas dos projetos/ambientes para food services

VARGAS, C. R. de A.; AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A. – 2012

Qualidade do lugar e cultura contemporânea: tecendo controvérsias em coletivos urbanos na atualidade

RHEINGANTZ, P A.; CARVALHO, R.; VARGAS, C.; VIANNA, L. Q.; ALCANTARA, D. de; MARTINS, V. R.; ANGOTTI, F. B. – 2012

Subjetividades nas relações pessoa-ambiente no Mirante do Pão de Açúcar: reflexões sobre lugares de turismo

VARGAS, C. R. de A.; AZEVEDO, G. A. N. – 2011

Sistema de espaços livres nas cidades brasileiras – um debate conceitual

SCHLEE, M. B.; NUNES, M. J.; REGO, A. Q.; RHEINGANTZ, P. A.; DIAS, M. A.; TÂNGARI, V. R. – 2011

Morfologia urbana, suporte geo-bio físico e o sistema de espaços livres no Rio de Janeiro

TANGARI, V. R.; REGO, A. Q.; DIAS, M. A.; RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G. A. N.; MONTEZUMA, R. de C. M.; SOUZA, M. J. N. S.; SCHLEE, M. B.; CARDEMAN, R.; WOPEREIS, B.; CAPILLÉ, C. C.; PARAHYBA, N.; AMORIM, M. – 2011

O [controverso] significado de urbanidade

RHEINGANTZ, P. A. – 2011

Cartografando redes de vigilância e segurança no Rio de Janeiro – primeiras anotações

PEDRO, R.; RHEINGANTZ, P. A.; ROCHA, I. de S.; CASTRO, R. B. de – 2011

Traduções experienciais da urbanidade

RHEINGANTZ, P. A. – 2010

Qualidade nos serviços de alimentação: uma proposta de associação da teoria ator-rede (TAR) aos processos de APO

VARGAS, C. R. de A.; AZEVEDO, G. A. N. – 2009

Observando a qualidade do projeto e do lugar

RHEINGANTZ, P. A. – 2009

Visão de mundo, tipologia e arquitetura penal

VIANA, L. Q.; RHEINGANTZ, P. A.; BRASILEIRO, A. B. de H. – 2009

A contribuição da arquitetura e da experiência na concepção de edificações penais no Rio de Janeiro

VIANA, L. Q.; RHEINGANTZ, P. A.; BRASILEIRO, A. B. de H. – 2009

A abordagem ergonômica experiencial do ambiente construído no processo de ensino-aprendizagem no atelier de projeto de arquitetura

FONSECA, J. F.; RHEINGANTZ, P. A. – 2009

Escola na escola: reflexões sobre um método de ensino de projeto de espaços para o ensino fundamental

RHEINGANTZ, P. A.; ANDRADE, L. da S.; TÂNGARI, V. R.; ALCANTARA, D. de; DUARTE, C. -2009

The Charming Soul of a Street in Rio de Janeiro

RHEINGANTZ, P. A.; ALCANTARA, D. de – 2009

Abordagem Conceitual e Metodológica do GRUPO AMBIENTE-EDUCAÇÃO

AZEVEDO, G. A.; AQUINO, L. L. de; VASCONCELLOS, V. M. R. de; BASTOS, L.; BLOWER, H. C. S.; MOREIRA, A. R. P.; SANTOS, F. dos – 2008

Métodos para análise da qualidade ambiental em projetos de iluminação destinados aos serviços de alimentação: a aplicabilidade da visão francesa do HQE

VARGAS, C. R. de A.; GONÇALVES, A. C. M.; BARROSO-KRAUSE, C. -2008

Atividade de Desenho com Crianças como meio de Interlocução

VASCONCELLOS, V. M. R. de; SOUZA, F. dos S. – 2008

O Lugar do Ambiente na Educação Infantil: APO na creche Paulo Niemeyer

AZEVEDO, G. A.; VASCONCELLOS, V. M. R. de; BLOWER, H. C. S. – 2008

Requalificação de paisagens centrais: O plano de integração dos espaços públicos livres de edificação da região administrativa de São Cristóvão – Rio de Janeiro

SILVA, J. M. P. da; TÂNGARI, V. R. – 2008

Revitalização de espaços destinados à alimentação em pontos turísticos: uma APO no morro do Pão de Açúcar-RJ

VARGAS, C. R. de A.; AZEVEDO, G. A. N.; GONÇALVES, A. C. M. – 2008

Belvedere III – an analysis of an Urban Occupation in an Environmental Preservation Area and Its Consequences on the Landscape

AMORIM, F.; TÂNGARI, V. R. – 2007

Caminhos Etnográficos

BRASILEIRO, A. – 2007

Cognição Experiencial, Observação Incorporada e Sustentabilidade na Avaliação Pós-Ocupação de Ambientes Urbanos

RHEINGANTZ, P. A.; ALCANTARA, D. de – 2007

Derrubando os Muros: planejamento participativo e integração social na comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro

TOLEDO, L. C., SILVA, J. M.; TÂNGARI, V. R. – 2007

Diferenças interindividuais em tele – atendimento de emergências: explicitação por meio da entrevista de autoconfrontação

CASTRO, I. S.; CAMPOS, N. A.; ASSUNÇÃO, A. Á.; LIMA, F. de P. A. – 2007

Embodied Observation and Quality of Place

RHEINGANTZ, P. A.; ALCANTARA, D. de – 2007

Entre fetichismo e sobrevivência: o artigo científico é uma mercadoria acadêmica?

CASTEL, L. D.; SANZ-VALERO,J.; MEI-CYTED, R. – 2007

Flexibilidade e Diversidade – a Importância de Instrumentalizar a Flexibilização das Áreas de Preservação Permanente segundo os Aspectos Sócio-Econômicos e Culturais de Cada Região do País: um Estudo Comparativo

TÂNGARI, V. R.; SILVA, J. M. – 2007

Projeto do parque da orla da Ilha do Fundão:

Aproveitamento da Faixa de Proteção Marginal como Espaço livre público urbano

TÂNGARI, V. R.; DIAS, M. A.; AMORIM, F. – 2007

Territorial and landscape diversity and their relation to the urban occupation patterns:

A comparative study

SILVA, J. M. P. da; TÂNGARI, V. R. – 2007

The urban ladscape of the northern zone of Rio de Janeiro: A morphological study

TÂNGARI, V. R. – 2007

A Contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho e da Avaliação Pós-Ocupação no Processo de Ccncepção do Ambiente Escolar: Estudo de caso de uma Creche-Escola

CASTRO, I. S.; RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G. A. N. – 2006

 As águas urbanas – Carta do Rio de Janeiro: lições do 1º Seminário Nacional sobre Regeneração Ambiental das Cidades

TÂNGARI, V. R.; SCHLEE, M. B.; ANDRADE, V. R. de; DIAS, M. A.; ALCANTARA, D. de; BRONSTEIN, L. – 2006

 Avaliação Pós-Ocupação em ambiente destinado à educação infantil: uma abordagem de multimétodos

FERREIRA, C. S. C.; CASTRO, I. S.; SANTOS, C. M. L.; MARQUES, F. M.; AZEVEDO, G. A. N.; BECK, L. M. – 2006

Cognição e percepção visual: a influência da iluminação artificial sobre uma atividade de trabalho realizada em um ambiente de trabalho informatizado confinado

CASTRO, I. S.; RHEINGANTZ, P. A.; GONÇALVES, A. M. – 2006

 Designing and teaching closer to reality: an approach under the ergonomics viewpoint

CASTRO, I. S.; RHEINGANTZ, P. A. – 2006

 Observação Incorporada, Experiência e Empatia na APO com Ênfase na educação Infantil  SOUZA, F. dos S.; RHEINGANTZ, P. A. – 2006
 Observação Experiencial da Enseada de Botafogo, Rio de Janeiro

RHEINGANTZ, P. A. – 2006

 Percursos a Deriva na Investigação do Lugar: o caso do Corredor Cultural, Rio de Janeiro

ALCANTARA, D. de; BARBOSA, A.; RHEINGANTZ, P. A. – 2006

 Projetos de revitalização urbana no eixo Rio de Janeiro – São Paulo

SILVA, J. M. P. da; TÂNGARI, V. R. – 2006

 Rua Pires de Almeida: Observação Incorporada de um lugar público particular

ALCANTARA, D. de; RHEINGANTZ, P. A.; BARBOSA, A.; LAUREANO, A.; AMORIM, F. – 2006

 A Influência do Projeto na Qualidade do Lugar: Percepção da Qualidade em Áreas Residenciais no Rio de Janeiro, Brasil

RHEINGANTZ, P. A.; ALCANTARA, D de; DEL RIO, V. – 2005

 A transformação da paisagem: Planos Diretores em onze municípios do Espírito Santo, um estudo de caso

SILVA, J. M. P. da; TÂNGARI, V. R. – 2005

 Espaços livres públicos como espaços museográficos

TÂNGARI, V. R. – 2005

 Grupo Ambiente-Educação: Um locus Interdisciplinar possível no projeto dos ambientes para a Educação Infantil

AZEVEDO, G. A. N. ; RHEINGANTZ, P. A.; BASTOS, L. E. G. ; VASCONCELLOS, V. M. R.; AQUINO, L. L. e SOUZA, F. S. – 2005

 Índices Culturais Refletidos no Projeto de Arquitetura: Pesquisa e Suas Interfaces

BRASILEIRO, A.; DUARTE, C. R. – 2005

 Os Sentidos Humanos e a Construção do Lugar em busca do caminho do meio para o desenho universal

RHEINGANTZ, P. A.; ARAÚJO, M. Q.; ALCANTARA, D. de – 2005

 Por Uma Arquitetura da Autonomia: Bases para renovar a pedagogia do Atelier de Projeto de Arquitetura

RHEINGANTZ, P. A. – 2005

 Projetar e ensinar mais próximo da realidade: uma abordagem sob o ponto de vista da ergonomia

CASTRO, I. S.; RHEINGANTZ, P. A. – 2005

 Projeto Academia: Uma reflexão crítica sobre o ensino de arquitetura, urbanismo e paisagismo no Brasil

TÂNGARI, V. R.; DIAS, M. A. – 2005

 Reflexões sobre o processo de concepção arquitetônica para a prática do ensino de projeto

ALCANTARA, D. de – 2005

Reflexões sobre o Centro Histórico do Rio de Janeiro: uma abordagem filosófica da cidade contemporânea

ALCANTARA, D. de – 2005

The influence of local cultural assets on the conception and development of urban policies,programs and projects in Brazil

TÂNGARI, V. R.; SILVA, J. M. P. da – 2005

Uma Abordagem Transdiciplinar e Inclusiva da Criança na Avaliação e na Concepção de Ambientes Costruídos Para a Educação Infantil

AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; BASTOS, L. E. G.; VASCONCELLOS, V. M. R.; AQUINO, L. L.; SOUZA, F. S. – 2005

A Cognição Ambiental na Avaliação da Qualidade do Lugar: Conceitos e Métodos para o Aprimoramento do Desenho Urbano

ALCANTARA, D. de; RHEINGANTZ, P. A. – 2004

Ambiente Construído e Promoção da Saúde

O Caso do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, FIOCRUZ/RJ

PENNA, A. C. M.; RHEINGANTZ, P. A. – 2004

As inadequações do trabalho e seus impactos sobre a qualidade, a saúde e a segurança dos trabalhadores de lavanderias hospitalares

CASTRO, I. S.; ECHTERNACHT, E. H. O. – 2004

Avaliação de Desempenho das instalações Internas do Proarq Utilizando Wish Poem

BRASILEIRO, A.; DEZAN, M.; RHEINGANTZ, P. A.; DUARTE, C. – 2004

Avaliação de Desempenho dos Ambientes Internos do PROARQ/FAU/UFRJ: Sugestão Visual

CASTRO, A. A.; GOMES, C. D. D.; LAPA, R.; TANCREDO, M. G. M. de.; TAVARES FILHO, A. C.; ARTEIRO, G. N. A. – 2004

Cognição e Comportamento Ambiental no Ambiente de Escritório

FARIA, J. R.; RHEINGANTZ, P. A. – 2004

De Corpo Presente: Sobre o papel do observador e a circularidade de suas interações com o ambiente construído

RHEINGANTZ, P. A. – 2004

O Espaço da escola como o “Lugar” do Conhecimento: Um Estudo de Avaliação de Desempenho com Abordagem Interacionista

AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; BASTOS, L. E. G. – 2004

Observação de Fatores de Ordem Cultural na Interpretação dos Espaços

BRASILEIRO, A.; DUARTE, C.; RHEINGANTZ, P. A. – 2004

Padrões de Infra-Estrutura Para o Espaço Físico Destinado à Educação Infantil

AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; BASTOS, L. E. G. ; VASCONCELLOS, V. M. R.; AQUINO, L. L.; SOUZA, F. S. – 2004

Re-desenho da paisagem urbana: O caso da área Portuária do Rio de Janeiro

TÂNGARI, V. R.; SILVA, J. M. P. da – 2004

Revitalization of the Docklands Region in Rio de Janeiro, Brasil: environmental preservation as a strategic indicator

TÂNGARI, V. R.; SILVA, J. M. P. da – 2004

O centro de comércio e serviços Downtown na Barra da tijuca : Entre a cidade existente e a fragmentação do urbanismo moderno

TÂNGARI, V. R.; SILVA, J. M. P. da – 2004

Avaliação Pós-Ocupção do Alojamento de Estudantes da UFRJ: Estudo de Caso com Ênfase na Percepção Ambiental dos Usuários sobre o Desempenho do Edifício e sua Relação com o Contexto Urbano

ESPIRITO SANTO, K. L. S. do.; MOTTA, V. L. M. da.; TEIXEIRA, M. da P.; RHEINGANTZ, P. A. – 2003

Bairro Universitário da Ilha do Fundão – Setor Sul

RHEINGANTZ, P. A. – 2003

Barra da Tijuca – Um estudo Privatização dos Espaços Públicos no Rio de Janeiro

EPPINGHAUS, A. G.; POPPE, M.; TÂNGARI, V. R. – 2003

Ensinar cegos a “ver”:A crise urbana do Brasil

SILVA, J. M. P. da; TÂNGARI, V. R. – 2003

Requalificação Urbana do Morro do Livramento: Cenário e suporte para o futuro da área portuária do Rio de Janeiro

TÂNGARI, V. R.; SILVA, J. M. P. da – 2003

Sistemas sócio-técnicos cooperativos e adequação espacial: uma aplicação da teoria da complexidade ao estudo da atividade de concepção de softwares

CASTRO, I. S. ; ECHTERNACHT, E. H. O. – 2003

Urban Re-design for the Ancient frontline of the Docklands of Rio de Janeiro,Brasil:

Support for Future Development of the Central Area

TÂNGARI, V. R.; SILVA, J. M. P. da – 2003

A dimensão humana do habitat

RHEINGANTZ, P. A. – 2002

Análise Visual da Qualidade Ambiental:

Estudo de caso de edifício reciclado no centro do Rio de Janeiro

RHEINGANTZ, P. A.; SAMPAIO, M. C.; PEÇANHA, M. V. – 2002

Avaliação Pós-Ocupação (APO) em Edificações da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ): O caso do Instituto Fernandes Figueira (IFF)

PENNA, A. C. M.; LACERDA, L. R. de ; CASTRO, J. A. de; RODRIGUES, H. da S.; SOARES, I. S.; RHEINGANTZ, P. A. – 2002

Model of Hierarchical Analysis: Score of the Post-Occupancy Evaluation of Buildings of Offices

RHEINGANTZ, P. A.; ROCHA, A. C. de M.; LIMA, F. R., COSENZA, C. A. N. – 2002

Modelo de Análise Hierárquica Coppetec-Cosenza na Avaliação do Desempenho dos edifícios de Escritório

RHEINGANTZ, P. A. – 2001

Para evitar a construção de uma paisagem sonora autista, é preciso saber ouvir a arquitetura

EMERY, O.; RHEINGANTZ, P. A. – 2001

Uma Pequena Digressão Sobre Conforto Ambiental e Qualidade de Vida nos Centros Urbanos

RHEINGANTZ, P. A. – 2000

Análise Visual da Enseada de Botafogo

RHEINGANTZ, P. A. – 2000

APO Aplicada em Edificações Históricas Estudo de caso: Faculdade de Direito da UFRJ

CHIMENTI, B. do N.; RHEINGANTZ, P. A.; BARONCINI, C. N. – 2000

Modelo de Análise Hierárquica Aplicado na Avalição do Desempenho dos Edifício de Escritórios

RHEINGANTZ, P. A.; ROCHA, A. C. de M.; LIMA, F. R.; COSENZA, C. A. N. – 2000

Programação e métodos participativos para o projeto de arquitetura: O Caso do Colégio de Aplicação da UFRJ

DEL RIO, V.; IWATA, N.; SANOFF, H. – 2000

Avaliação Pós-Ocupação do Edifício de Serviços

COSENZA, C. A.; LIMA, F. R.; AZEVEDO, G. A.; RHEINGANTZ P. A. – 1998

Complexo RB1: território de Conflitos de Percepções e Expectativas  RHEINGANTZ, P. A. – 1996
Laje Plana de Cobertura em Concreto Inundado  RHEINGANTZ, P. A.; ZAMARIOLI, L. O. – 1984