A fragmentação da paisagem territorial: O arco metropolitano do Rio de Janeiro e os planos diretores municipais

Descrição: O projeto é um desdobramento do projeto de pesquisa “Projeto, Planejamento e Paisagem Cultural” e está vinculado ao projeto ?O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro: integração e fragmentação da paisagem metropolitana e dos sistemas de espaços livres de edificação?, coordenado pela Professora Dr. Vera Regina Tângari, também coordenadora do Grupo de Pesquisa SELRJ – Sistema de Espaços Livre do Rio de Janeiro (UFRJ/FAU/PROARQ) , iniciado em 2010 e dá continuidade à utilização da metodologia, também desenvolvida pelo Grupo, para a sistematização do estudo dos espaços livres, aplicada à análise dos planos diretores municipais, os quais regulam e o ordenam a ocupação e uso do solo, planejando as paisagens. Neste caso específico, é especialmente oportuno o estudo mais aprofundado dos discursos municipais que abrangem, potencialmente, um novo território metropolitano, a partir desta importante conexão física e econômica que será introduzida. Este estudo visa analisar os pontos de convergência e divergência entre os diferentes planejamentos municipais, enfocando os aspectos conceituais e práticos, apontando caminhos para um planejamento integrado baseado em amplas diretrizes que gerem melhores resultados ambientais..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Andréa Queiroz da Silva Fonseca Rego – Coordenador / Rebeca Braga Gomes – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 1