Critérios de análise de territórios em áreas de expansão e renovação aplicados aos espaços livres, à forma urbana e à paisagem

Descrição: O projeto se baseia em experiências voltadas à análise de territórios situados em áreas de expansão e renovação urbana, relacionadas a alterações de legislação, a planos de intervenção urbanística e a investimentos públicos em habitação, educação e mobilidade. Busca integrar campos que lidam com: morfologia urbana, planejamento, direito urbanístico, avaliação ambiental e cognitiva, espaços livres de edificação ou urbanização e paisagem, estudados em diferentes escalas e temporalidades. O objetivo é desenvolver critérios de análise de territórios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, buscando identificar os impactos decorrentes de: novos instrumentos de legislação urbanística e de planos de renovação ou requalificação; investimentos públicos em planejamento, habitação, educação e mobilidade, que definem ou redefinem territórios associados a novas centralidades, procurando identificar os conflitos e níveis de segregação socioambiental decorrentes desses processos. A pesquisa se pauta em estratégias metodológicas, relacionando elementos que estruturam a forma urbana em unidades territoriais distintas e que incluem: aspectos geo-biofísicos, legislação urbanística, fluxos socioeconômicos, densidades populacionais, níveis de renda e padrões de ocupação. Integra-se a pesquisas em andamento na UFRJ, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Instituto de Planejamento Urbano e Regional. Dentre as estratégicas, incluem-se: avaliação de instrumentos normativos e de planejamento, análises morfológicas e cognitivas, simulações urbanísticas e socioambientais relativas a formas de ocupação, a relações com o meio e a aspectos populacionais (domicílios, densidades e níveis de renda). Como meta, são previstas diretrizes para inovação e aprimoramento de políticas públicas voltadas à melhoria do processo de planejamento, à qualificação do ambiente e da paisagem e à proposição para infraestrutura de espaços livres e para forma urbana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Vera Regina Tângari – Coordenador / Maria Angela Dias – Integrante / Giselle Arteiro Azevedo – Integrante / Rogerio Cardeman – Integrante / Andrea Queiroz Rego – Integrante / Maria Julieta Souza – Integrante / Alex Magalhães – Integrante / Nathália R. B. Costa – Integrante / Aydam de Paula – Integrante / Camila VIanna – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 44 / Número de orientações: 14