SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES DE EDIFICAÇÃO: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE AVALIAÇÃO E DE PROPOSIÇÃO

Descrição: O objetivo principal da pesquisa é a análise do sistema de espaços livres e dos modelos de ocupação urbana correlatos na cidade do Rio de Janeiro, que congregam processos históricos e culturais, resultantes dos assentamentos formais sobre o território da cidade. Através da análise do sistema de espaço livres e dos modelos de ocupação urbana, pretende-se questionar sua adequação morfológica e ambiental, levando-se em consideração os contextos históricos e culturais que os geraram, como eixo propulsor da ocupação. Na primeira etapa da pesquisa pretende-se analisar recortes específicos da cidade do Rio de Janeiro, com históricos de ocupação cronologicamente diferentes, sobre os quais reside carência de estudos, e que poderão servir como protótipo para aplicação a outros recortes no Rio de Janeiro ou a outras cidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vera Regina Tângari – Coordenador / Maria Angela Dias – Integrante / Jonathas Magalhães Pereira da Silva – Integrante / Rubens de Andrade – Integrante / Silvio Soares Macedo – Integrante / Paulo Afonso Rheingantz – Integrante / Jane Santucci – Integrante / Natalia Mambrini – Integrante / Flavia Amorim – Integrante / Annie Eppinghaus – Integrante / Eloisa Santos – Integrante / Marcia Poppe – Integrante / Flavia Teixeira Braga – Integrante / Monica Bahia Schlee – Integrante.
Financiador(es): FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – Cooperação / Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Bolsa / EscritórioTécnico da Universidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 86 / Número de orientações: 17