MORFOLOGIA DA PAISAGEM E TRANSFORMAÇÃO DE USOS: análise, categorização e construção de cenários prospectivos do Sistema de Espaços Livres em Seropédica

Descrição: Este projeto de pesquisa, vinculado ao Grupo GEDUR-UFRRJ ? Linha de Pesquisa Morfologia e Transformação da Paisagem Urbana e Periurbana Fluminense, busca realizar uma investigação sobre a morfologia da paisagem e os processos de construção do espaço urbano e periurbano no município de Seropédica, deflagrados por Grandes Projetos de Investimentos. Se por um lado os GPIs promovem e são catalisadores do desenvolvimento econômico, por outro ocasionam impactos socioambientais diretos e indiretos significativos em sua área de influência. Este é o caso do município em estudo, por onde o traçado do Arco Metropolitano já provoca transformações significativas da paisagem e do território, sem agregar o adequado estabelecimento de critérios de mitigação ou compensação social e ambiental. A pesquisa integra o estudo de políticas públicas, planos e projetos de intervenção e identificação de transformações e conflitos na gestão e apropriação territoriais. Seu quadro teórico conceitual se fundamenta nos conceitos relacionados aos sistemas de espaços livres de edificação, à morfologia da paisagem – aspectos paisagísticos e geobiofísicos, redes e infraestrutura, mobilidade e conectividade e uso e ocupação -, à cartografia social, à eco-economia, e às zonas de sacrifício. Se desenvolve com base na metodologia desenvolvida pelo Grupo SEL-RJ, e como um seguimento natural da experiência a qual esta outorgante esteve vinculada durante pesquisa pós-doutoral financiada pela FAPERJ. Integra análise multitemática (Desenvolvimento Econômico e Gestão; Transportes e Redes; Centralidades Urbanas; e Paisagem e Planejamento) e transescalar, focalizando nas escalas meso ou setorial e micro ou local. Configura-se um desdobramento da pesquisa anteriormente realizada e busca complementar e aprofundar os resultados relacionados aos impactos socioambientais neste município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no sentido de identificar, caracterizar e categorizar as unidades de paisagem e os espaços livres; promover o diálogo entre a academia e a administração pública e apresentar diretrizes para uma possível revisão do Plano Diretor Municipal e aplicação nas instâncias regulatórias de ocupação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Denise de Alcantara Pereira – Coordenador / Noêmia Figueiredo – Integrante / Humberto Kzure-Cerquera – Integrante / Luciano Muniz de Abreu – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 13