Arquitetura e arquitetos brasileiros – século XIX e XX

Descrição: A pesquisa tem como objetivo estudar a produção arquitetônica brasileira dos séculos XIX e XX e os arquitetos a ela relacionados tendo como objetivos mapear e sistematizar as informações sobre o assunto disponíveis na historiografia distinguindo suas versões interpretativas; documentar e analisar obras desse período a partir de seleção prévia em que serão avaliadas segundo seu significado e impacto no campo disciplinar brasileiro; estudar os arquitetos e suas obras de maneira a ampliar o conhecimento daqueles mais conhecidos e trazer à luz nomes e realizações que, apesar de relevantes por suas realizações e/ou atuação, ainda não obtiveram a devida atenção por parte do meio acadêmicas; identificar, a partir desses estudos, as matrizes teóricas e estratégias projetuais e discursivas presentes no trabalho e atuação dos arquitetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Ana Maria Gadelha Albano Amora – Coordenador / Beatriz Santos de Oliveira – Integrante / Mirian Keiko Luz Ito Rovo de Souza Lima – Integrante / Andressa da Silveira Morelato – Integrante / Melissa Laus Mattos – Integrante / Karine de Arimateia – Integrante.