Arquitetura Escolar para a Educação Infantil: abordagem transdisciplinar para a avaliação e a concepção de creches para a Prefeitura Municipal de Pelotas e Região Sul do Rio Grande do Sul

Descrição: Proposta de pesquisa transdisciplinar vinculada ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (PROGRAU/FAURB/UFPEL), programa em consolidação credenciado pela Capes em 2007 e iniciado em 2008. Busca contribuir para o desenvolvimento da pesquisa a partir da experiência do candidato a professor visitante nacional sênior (a) com a produção do conhecimento e da pesquisa transdisciplinar nos grupos de pesquisa Grupo Ambiente-Educação (GAE) e Qualidade do Lugar e da Paisagem (ProLUGAR) do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, grupos de referência nos seus campos de atuação – Arquitetura Escolar, Avaliação Pós-Ocupação, Percepção Ambiental e Qualidade do Lugar; (b) com pesquisa sobre ensino de projeto com ênfase na Pedagogia da Autonomia e com a criação do grupo de pesquisa Ensino de Arquitetura (2000) para a qualificação de docentes do ensino superior na área da arquitetura e urbanismo; (c) com a editoria do periódico Cadernos Proarq (2010/2011), classificação B2 na base Qualis-Periódicos/Capes. A partir da atuação conjunta com professores e alunos do PROGRAU/UFPEL, deve produzir conhecimento e documentos de referência com diretrizes, estratégias e ferramentas de apoio à concepção e à avaliação do ambiente escolar para a educação infantil integrando aspectos ambientais, pedagógicos, culturais e socioeconômicos.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1); 
Integrantes: Paulo Afonso Rheingantz (Responsável); ; Giselle A N Azevedo; Medvedovski, Nirce S.; Portella, Adriana; Eduardo Grala da Cunha; Ana Beatriz Goulart de Faria; Amanda Viveiros Ronca; Viviane Mulech Ritter; Thalita dos Santos Maciel; Carolina de Mesquisa Duarte; JAQUELINE DA S. PEGLOW; LUIZA C. QUINTANA; CAROLINA BELTRAME; Franciele Petri de Freitas; Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro
Financiador(es): (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Número de produções C,T & A: 23/ Número de orientações: 8;