O LUGAR DO PÁTIO ESCOLAR NO SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES: Uso, Forma e Apropriação

Descrição: Este projeto se vincula à linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído do Programa de Pós-graduação em Arquitetura ? PROARQ-FAU/UFRJ, dá continuidade e busca entrelaçar os conhecimentos produzidos pelos grupos (ProLUGAR -Projeto e Qualidade do Lugar, SEL-RJ -Grupo de Pesquisas sobre Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro e GAE (Grupo Ambiente-Educação). Com base no reconhecimento da importância do pátio escolar como uma recorrência referencial na percepção dos usuários preferenciais das escolas de ensino fundamental? que abrigam crianças e jovens entre 7 e 14 anos ? é possível considerar o pátio escolar como um lugar da socialização, de troca, de convívio, bem como de exploração e de experimentação. Ele se configura como um ambiente de extensão das salas de aula, complementando e renovando as atividades pedagógicas convencionais, valorizando a importância do ?brincar?, dos jogos coletivos e das relações interpessoais para a construção do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo – Integrante / Paulo Afonso Rheingantz – Coordenador / Vera Tângari – Integrante / Maria Angela Dias – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1