QUEM SOMOS

Certificado pelo Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq e vinculado à linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído do Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Grupo de Pesquisa Lugares e Paisagens, nova designação do grupo Qualidade do Lugar e Paisagem (ProLUGAR) está localizado na sala 441 do Edifício da FAU/Reitoria, no Campus da Ilha do Fundão.

O ProLUGAR se estrutura em torno de uma Coordenação e de dois Grupos de Trabalho:

• Performações de Edifícios, Lugares e Paisagens
    • Sistema de Espaços Livres do Rio de Janeiro (SEL-RJ)

As ações do ProLUGAR se materializam em projetos de pesquisa e desenvolvimento e em consultorias, viabilizadas por uma rede de pessoas e parcerias com características interdisciplinares e interinstitucionais relacionadas com a produção de conhecimentos situados e de suporte relacionados com a concepção, configuração, uso e performações dos edifícios, lugares e paisagens em suas múltiplas interfaces sociotécnicas.

Na abordagem sociotécnica, se utiliza as palavras performance, performar e performação  para ressaltar que uma determinada realidade é manipulada por meio de vários instrumentos, no curso de uma série de diferentes práticas. O entendimento da realidade como algo que é muito mais produzido do que observado abre um amplo horizonte para o campo das relações pessoa-ambiente e da avaliação pós-ocupação (APO), que originaram e fundamentaram os primeiros estudos e contribuições do ProLUGAR.

O ProLUGAR participa de redes de pesquisa, desenvolvimento e intercâmbio sociotécnico-acadêmico entre universidades, sociedades, associações e grupos de pesquisa. Contribui para a formação qualificada de pesquisadores e professores de arquitetura e urbanismo mediante a orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado, a oferta de disciplinas dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Arquitetura, a promoção e participação de palestras, seminários, colóquios e encontros de pesquisa.

MISSÃO E OBJETIVOS

O ProLUGAR tem como missão produzir e disseminar conhecimentos nas áreas de fundamentos, teoria e projeto de arquitetura e da paisagem e de suas múltiplas interfaces relacionadas com a concepção, com a produção e com a performação dos edifícios, lugares e paisagens em ação.

E tem como objetivos, a reflexão, a geração, o desenvolvimento, a difusão e a aplicação de conhecimentos sobre percepção ambiental, qualidade do lugar e da paisagem na produção de um ambiente construído mais responsivo e sustentável.