Sobre o papel da arquitetura escolar no cotidiano da educação: Contribuições para a concepção de escolas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro

Descrição: Este projeto se vincula à linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído do Programa de Pós-graduação em Arquitetura ? PROARQ-FAU/UFRJ, dá continuidade e busca entrelaçar os conhecimentos produzidos pelos grupos de pesquisa Ambiente-Educação (GAE) , Qualidade do Lugar e da Paisagem (ProLUGAR) e Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro (SEL-RJ) , relacionados à reflexão sobre a qualidade do lugar e da paisagem dos ambientes educacionais. A partir da aplicação conjunta dos conceitos, métodos e instrumentos de pesquisa utilizados pelos três grupos, essa pesquisa procura integrar uma rede de conhecimento em torno de uma base teórica comum, tendo em vista a elaboração de diretrizes e estratégias de projeto como ferramentas de apoio à concepção e à avaliação do ambiente escolar , integrando aspectos ambientais, pedagógicos, culturais e sócio-econômicos. A pesquisa se mostra relevante na medida em que busca responder de forma integrada às demandas originárias das políticas e práticas educacionais, bem como às necessidades e valores culturais dos grupos sociais e das respectivas comunidades presentes no Rio de Janeiro. Nesse sentido, apoiada em uma abordagem transdisciplinar, pretende avaliar a qualidade do lugar e da paisagem dos ambientes escolares, buscando oferecer suporte quanto ao planejamento e ao projeto dessas instituições. Pretende também oferecer uma base de investigação que crie um canal de interlocução com as instâncias públicas, de forma a incorporar estratégias e diretrizes de projeto para a arquitetura escolar do município. Com base no exposto e considerando o potencial multiplicador do projeto, as metas previstas incluem: – Prosseguimento dos estudos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos pela coordenação desse projeto integrado, possibilitando avanços importantes na construção de uma discussão teórica e metodológica transdisciplinar; – Continuidade na consolidação do grupo de pesquisas GAE, através das orientações de mestrado e iniciaç.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo – Coordenador / Paulo Afonso Rheingantz – Integrante / José Ricardo Flores Faria – Integrante / Rafael Ferreira Diniz Gomes – Integrante / Felipe Rohen de Queiroz Pereira – Integrante / Rosângela Fulche de Souza Paes – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 6