Descrição: O objetivo principal da pesquisa é prover a adaptação dos índices de conforto térmico internacionalmente mais utilizados para ambientes interno e externos a contextos locais no Sul do Brasil utilizando-se, para isto, estudos na Zona Bioclimatica 02. Neste trabalho interinstitucional serão desenvolvidas medições in loco das variáveis analisadas nas instalações da FAUrb / UFPel (temperatura do ar, temperatura média radiante, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento), e serão realizadas entrevistas sobre a sensação de conforto de usuários dos mesmos espaços físicos. Posteriormente, através do emprego de método estatístico, as respostas serão analisadas conjuntamente com os resultados das medições, a fim de estabelecer-se os limites das variáveis para o conforto térmico percebido. A partir daí, será traçado um comparativo entre os resultados obtidos e os limites praticados pelos índices de conforto térmico internacionais (atualmente empregados nas pesquisas da área, no Brasil). A pesquisa prevê a adaptação dos seguintes índices de conforto térmico: Physiological Equivalent Temperaure (PET), Predicted Mean Vote (PMV), Standard Effective Temperature (SET) e Universal Thermal Climate Index (UTCI) e ASHRAE Standard 55 (Adaptive Thermal Comfort Standard). Objetiva-se, com os conhecimentos adquiridos, a contribuição para o conhecimento dos métodos nos ajustes de índices de conforto térmico internacionais para o contexto local. Utiliza-se para este estudo dois casos: a cidade de Pelotas-RS, no Sul do Brasil, pertencente a Zona Bioclimática 02..
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (2);
Integrantes: Eduardo Grala da Cunha (Responsável); Paulo Afonso Rheingantz; Lisandra Fachinello Krebs; Nebora Lazzarotto Modler; Dara Elisa dos Santos Bandeira; Beatriz Maria Fedrizzi; Marina Trentin; Erik Johansson; Rodrigo Karini Leitzke
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Número de produções C,T & A: 9/