EVENTOS

CURSO | Ecos do Paraíso – Boa Vista- RR

 
JARDIM PERDIDO

Jardim em flor, jardim da impossessão,
Transbordante de imagens mas informe,
Em ti se dissolveu o mundo enorme,
Carregado de amor e solidão.
A verdura das árvores ardia,
O vermelho das rosas transbordava,
Alucinado cada ser subia
Num tumulto em que tudo germinava.
A luz trazia em si a agitação
De paraísos, deuses e de infernos,
E os instantes em ti eram eternos
De possibilidade e suspensão.
Mas cada gesto em ti se quebrou, denso
Dum gesto mais profundo em si contido,
Pois trazias em ti sempre suspenso
Outro jardim possível e perdido
.

Sophia de Mello Breyner Andresen
 

Proposta do Curso

Em um tempo onde o debate sobre cultura paisagística ganha visibilidade, relevância e capilaridade no campo dos estudos da paisagem, a Linha de Pesquisa forma-jardim: cultura artística e visual na paisagem do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas, que reúne uma comunidade interessada no assunto, abarca um escopo de temas que elucidam questões sobre a história dos jardins e ampliam o debate teórico relacionado à ideia do jardim como obra de arte. Tais temas estimulam a elaboração de narrativas e a formulação de vocabulários circunscritos à construção de espaços, cujos aspectos patrimoniais, nele manifestos ao longo do tempo, reforçam no cotidiano da sociedade o continuo desejo de alinhamento entre arte e natureza.

As análises em questão oscilam entre o rigor técnico e conjunto de saberes que atravessam campos disciplinares como o da Botânica, do Paisagismo, da História da Arte e dos jardins, da Arquitetura da paisagem e da Estética, mas também podem se revelar – ou não – pelo exercício do desfrute de sons, formas, cores e sabores que a natureza organizada através do jardim tem a oferecer. Portanto, a experiência estética, técnica e sinestésica, demarcada pela aproximação e pelo estar em “ambientes paisagísticos”, seja em jardins projetados ou em espaços que ainda mantém suas características originais, definem a matriz conceitual que conduzirá a proposta das sessões de aula do curso. Nesse sentido, reconhece-se a relevância de tal estatuto temático e reafirma-se, a necessidade de compartilhar saberes e propor abordagens que, entre outras questões, pretendem apresentar o legado de estilos, as formas idealizadas, os usos estabelecidos e a Arte de se fazer jardins e de se projetar ambientes paisagísticos.

A retomada de valores simbólicos e o resgate de alegorias e emblemas da Antiguidade seja européia ou dos povos originários da América relativos à natureza se revelam através dos ecos de paraísos lendários que aparentemente, ainda se manter presentes no imaginário coletivo da sociedade contemporânea.

A proposta do curso livre Ecos do Paraiso, portanto, renova o interesse em traçar percursos históricos e visuais sobre a cultura paisagística, tendo em vista trabalhar conceitos da arte de idealizar jardins assim como, analisar a sua concepção e os usos de espaços paisagísticos emblemáticos que se tornaram referência no estudo da história dos jardins e da paisagem.

Objetivos

A essência do curso é lançar luz sobre o estudo temático dos jardins, considerando, em especial, a necessidade de um entendimento abrangente sobre o conceito de cultura paisagística e, mais, compreender como tal perspectiva tende a se firmar como um aporte essencial para se pensar a preservação e valorização do patrimônio paisagístico, em particular, de parques, praças, jardins públicos e privados no Brasil. Nesse sentido os objetivos do curso são:

Compreender como se formou o conceito de jardim a partir do século XV até o século XIX. As análises desse argumento recaem tanto nos elementos formais que o caracterizam, como nas dimensões simbólicas que o estruturaram com o passar do tempo, determinando assim as relações firmadas entre sociedade e natureza que em um certo sentido perduram até o dias de hoje.

Destacar como sociedades de diferentes tempos e espaços interpretaram as relações entre arte a natureza, e como estas encontraram meios para percebê-la e instrumentos para moldá-la de acordo com as demandas que surgiam, tanto no campo material como no imaterial.

Apresentar os principais estilos, as características morfológicas e tipológicas, os elementos artísticos, a ordem de usos e, ainda, os aspectos conferidos a determinados jardins na atualidade, buscamos reconhecer o seu valor patrimonial e influência cultural no contexto urbano contemporâneo.

Potencializar a construção de pontes analíticas que revelem como as concepções mitológicas e fundamentos religiosos, nutriram práticas cotidianas, arranjos espaciais e apropriações sociais inspiradas no resgate de elementos míticos do jardim do Éden bíblico, nos campos elísios da Idade Clássica ou nas relações cosmogônicas estabelecidas entre os povos ancestrais americanos.

Metodologia do Curso

Atividades Presenciais (16 horas)
Ocorrerão nos dias 07, 08, 09 e 10 de junho de 2021 | Horário | 18:00 – 22h00

As Sessões serão divididas em duas partes: a primeira consiste em preleção com abordagens teórico-conceituais , a segunda estará aberta ao diálogo, debate e discussão de textos com os participantes

A preleção utilizará de narrativas e recursos audiovisuais cujo objetivo é a interação com o conteúdo programático do curso.

Atividades Assíncronas (14 horas):

Será disponibilizado aos inscritos através de correio eletrônico conteúdo digital que complementará as atividades presenciais. Textos para leituras dirigidas, endereços de sites institucionais e de material áudio visual (vídeos e filmes).

Programa

Docente

RUBENS DE ANDRADE
Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Escola de Belas Artes (História da Arte e Paisagismo) e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq/UFRJ, Paisagista (EBA/UFRJ), Mestre em Arquitetura (ProArq –FAU/UFRJ) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo (Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ). Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.

REALIZAÇÃO
Universidade Federal de Roraima - UFRR
DINTER  Tríplice Fronteira Norte - PROARQ-FAU/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU/UFRJ
APOIO
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima - CAURR
Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB-RR