ENCARRILANDO EL PAISAJE CULTURAL CAFETERO COLOMBIANO El valor sistémico de su patrimonio ferroviario en la configuración y planificación territorial |
PABÓN, T. R. – PROARQ/FAU/UFRJ 2024 |
Com quantos arcos se faz um palácio? A arquitetura do Itamaraty em processo |
BRANDÃO, C. R. C. -PROARQ/FAU/UFRJ 2023 |
EM PROCESSO… Caminhos de escuta e participação no desenho do espaço livre público |
FERNANDEZ, F. M. A. O. – 2023 |
Criar em rede: Dispositivos de fronteira e repertório de controvérsias no projeto colaborativo de uma escola viva de educação infantil |
LIMA, F. S. de A. – 2021 |
O RESULTADO DA APLICAÇÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO NA INTENSIFICAÇÃO DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL E NAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ (1997-2020) |
GODOY, A. L. C. de – PROARQ/FAU/UFRJ – 2021 |
TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E INFÂNCIAS: vivências das crianças nos percursos entre a casa e a escola |
GERSON, G. C. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2021 |
ECOS DA MODERNIDADE NO ALTO URUGUAI GAÚCHO: O CASO DE ERECHIM |
MATTOS, M. L. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2020 |
Os ícones do Porto Maravilha numa abordagem da Teoria Ator-Rede |
SBARRA, M. H. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2020 |
Morfologia da transformação: estudo das bordas urbanas do Município de Passo Fundo/RS |
MACULAN, L. S. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2020 |
ARQUITETURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: Abordagem Experiencial em um estudo de caso no Norte do Rio Grande do Sul |
MODLER, N. L. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2020 |
INFÂNCIA E CIDADE: dispositivos da arquitetura na identificação de territórios educativos |
MATIELLO, A. M. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2019 |
URBANIZAÇÃO E PAISAGEM: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO OESTE CATARINENSE |
VILLELA, A. L. V. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2019 |
DEBAIXO DO MESMO TETO Prática projetual em edifícios de pesquisa e desenvolvimento biotecnológico |
COSTA, R. das N. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2019 |
PORTO MARAVILHA EM AÇÃO: Qualidade do lugar na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro |
ANGOTTI, F. B. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2019 |
O papel do sistema ferroviário na estruturação e configuração do território e da paisagem: Abordagem comparativas nas áreas metropolitanas do Rio de Janeiro e Lisboa |
ISIDORO, I. de A. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2018 |
Atmosferas de preferências na “Cidade Maravilhosa” |
LAMOUNIER, A. A. – PPGAU/UFF – 2017 |
A proposta pedagógica da educação integral e sua materialização nos ambientes das Ginásios Cariocas, escolas da rede de Ensino Fundamental II, do minicípio do Rio de Janeiro: Parâmetros de projeto |
FARIA, J. R. F. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2016 |
O Papel dos Parques Urbanos no Sistema de Espaços Livres de Porto Alegre-RS: Uso, Forma e Apropriação |
MIRANDA, M. M. S. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2014 |
Cartografando o ensino de projeto de arquitetura |
CARVALHO, R. S. de – PROARQ/FAU/UFRJ – 2014 |
A Transformação da Paisagem em Área de Expansão Urbana: Planejamento em Vargem Grande na cidade do Rio de Janeiro |
CARDEMAN, R. G. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2014 |
Qualidade do Lugar nas Instituições de Longa Permanência para Idosos: Contribuições projetuais para essas edificações na cidade do Rio de Janeiro |
BIANCHI, S. A. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2013 |
Dispositivos de Segurança: performações de Governo articuladas às câmeras de vídeo |
CASTRO, R. B. de – EICOS/ Instituto de Psicologia – 2013 |
O ensino de expressão-representação gráfica e a apresentação nos trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo / UFRJ |
ARAUJO, A. P. R de – PROARQ/FAU/UFRJ – 2012 |
Relações entre ambientes externos e internos em Centros de Reabilitação Motora – Um Estudo na Associação de Assistência à Criança Deficiente de Nova Iguaçu – RJ |
MACHADO, E. S. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2012 |
|
FONSECA, J. F. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2012 |
Violência Urbana e o processo de transformação dos acessos aos edifícios residenciais do bairro da Glória, Rio de Janeiro – RJ |
NEVES, L. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2012 |
A Humanização de Unidades Clínicas de Hospital-Dia: Vivência e Apropriação pelos Usuários |
CAVALCANTI, P. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2011 |
A Ocupação das Encostas no Rio de Janeiro: Morfologia, Legislação e Processos Sócio- Ambientais |
SCHLEE, M. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2011 |
A Capitalização da Experiência do Uso do Ambiente Construído – Contribuições da Avaliação Pós-Ocupação e da Análise Ergonômica do Trabalho – Estudo de Caso Realizado em um Hospital-dia VIH |
CASTRO, I. S. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2010 |
Premissas Projetuais para Ambientes da Educação Infantil: Recomendações com base na observação de três UMEIs de Belo Horizonte, MG |
SOUZA, F. S. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2009 |
|
UGLIONE, P. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2008 |
Abordagem experiencial e revitalização de centros históricos: Os Casos do Corredor cultural no Rio de Janeiro e do Gaslamp Quarter em San Diego |
ALCANTARA, D. de – PROARQ/FAU/UFRJ – 2008 |
Feitos para cuidar – A arquitetura como um gesto médico e a humanização do edifício hospitalar |
TOLEDO, L. C. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2008 |
Morar em Apartamentos. A produção dos espaços privados e semi-privados nos edifícios ofertados pelo mercado imobiliário no século XXI em São Paulo e seus impactos na cidade de Riberão Preto. Critérios para avaliação pós-ocupação |
VILLA, S. B. – FAU/USP – 2008 |
A cor incorporada ao ensino de projeto |
ARAÚJO, M. de Q. F. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2007 |
|
BRASILEIRO, A. de B. H. – PROARQ/FAU/UFRJ – 2007 |
Repensando o Lugar no projeto urbano: Variações na percepção de lugar na virada do milênio (1985-2004) |
CASTELLO, L. -PPPGA/FAU/UFRGS – 2005 |
O papel da disciplina de paisagismo na formação de arquitetos e urbanistas |
SILVA, J. M. P. da – FAU/USP – 2005 |
Arquitetura Escolar e Educação: Um Modelo Conceitual de Abordagem Interacionista |
AZEVEDO, G. A. N. – COPPE/UFRJ – 2002 |
|
RHEINGANTZ, P. A. – COPPE/UFRJ – 2000 |
|
TANGARI, V. R. – FAU/USP – 1999 |
Cognição e Tecnologia: Híbridos Sob o Signo do Artifício |
PEDRO, R. M. – ECO/UFRJ – 1996 |
Desenho Urbano e Revitalização na Área Portuária do Rio de Janeiro – A Contribuição do Estudo da Percepção Ambiental |
DEL RIO, V. – FAU/USP – 1991 |